©  2017 por Centro de Desenvolvimento Casulo.

Rua Dom Jorge de Menezes, 1049 - Centro - Vila Velha/ES

Tel: 027-3020.8132

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon

027-99807.5187

Programa de saúde vocal para professores

O programa

Os professores são profissionais de alto risco para disfonia. A intensa demanda vocal e a falta de conhecimento a respeito de cuidados com a própria voz são aspectos comuns entre esses profissionais.

Experiências anteriores para orientar este profissional com relação a própria voz, demonstram sucesso e a opinião dos professores, assim como a prática de hábitos são de grande importância.

 

Uma voz clara e saudável favorece uma melhor comunicação em sala de aula, fortalecendo vínculos, transmitindo segurança, além de motivar o aprendizado.
Por outro lado, uma voz alterada pode causar nos alunos impressões indesejáveis, que podem prejudicar a imagem do professor e seu desempenho profissional. Os aspectos corporais aliados à voz não podem ser esquecidos, pois são recursos facilitadores que apóiam e ilustram a dinâmica vocal.


A educação de qualidade requer do professor uma preparação técnica que inclui fatores extrínsecos e intrínsecos. Os fatores extrínsecos incluem as metodologias de ensino, o material didático, o ambiente, as estratégias de avaliação, entre outros, para cuja aplicação a maioria dos professores passa por treinamento.

 

Os fatores intrínsecos incluem aspectos de atitude, de comportamento e de saúde. Dentre os fatores intrínsecos, merece atenção especial a voz, esse instrumento fundamental de trabalho que tem sido timidamente abordado nos programas de formação docente do nosso país, o que tem gerado problemas que podem culminar com o afastamento do professor da sala de aula ou com a diminuição da qualidade de ensino.


Pensando em tudo isso o Centro de Desenvolvimento Casulo desenvolveu um projeto destinado a professores e com valor social. 
São grupos de intervenção e prevenção de até 5 professores. Não perca essa oportunidade de cuidar do seu instrumento de trabalho!
Divulgue em sua escola e forme seu grupo!